![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWEDLWl_K8lVjrXok5fydABF0pK9_5zm-ysQR1xTct7M29kMG6-duk2ouszQaATlhXGqpXgKb7Ly1YjiGJlsGU2Csd-lCZxQLQgtSfmEZ3-b9-j5HI7ni90IBjkpLKBJ5KgEWHuKNTnvBB/s800/_MG_2953.jpg)
2010
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjpkR_jtjixxcpxNKmK5SNc1K9x8ziVIEPuqx88-5nGbKTX6BGEAbnjhwKNRosKTkS-FrNJWwJK4j_fPk3tw9bwl7zt-pu5oO0Wj8g8JTJ7mPTqX7d4_7K4cVduUhMtOLTQ3C7GUfRmW2p/s800/_MG_3269.jpg)
2010
A cegonha-branca (Ciconia ciconia) possui plumagem branca, exceto nas rêmiges das suas asas, que são de um negro lustroso. A cegonha adulta pode atingir a altura de tanto quanto 1,2 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m. Seu longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, é usado pela cegonha para buscar no lodaçal rãs, peixes ou pequenos répteis. Além de pequenas criaturas aquáticas, alimenta-se de gafanhotos e locustas, e pode também recorrer a carniça e detritos.
A alimentação da Cegonha branca é muito variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos. Inclui insectos, vermes e pequenos vertebrados (mamíferos, peixes, repteis e anfíbios). Para além disso, as Cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras. O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão. As cegonhas brancas associam-se também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam. Localização dos ninhos: as cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de electricidade). Podem criar isoladamente ou formar colónias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.
Reprodução
A época de reprodução estende-se de meados de Março a princípios de Abril. As paradas nupciais são bastante elaboradas. O comportamento mais característico consiste em bater ruidosamente com o bico inclinando a cabeça para trás. Esta acção é efectuada pelos dois sexos e ocorre quando as aves estão pousadas no ninho. Estes são defendidos de forma bastante aguerrida contra potenciais rivais. O ninho é uma estrutura bastante grande composta por ramos entrelaçados e é utilizado em anos sucessivos. Na sua construção participam ambos os membros do casal. O trabalho é começado pelo primeiro a regressar na primavera, normalmente o macho, podendo ficar pronto em apenas 8 dias. As cegonhas brancas fazem só uma postura anual, composta normalmente por 3 a 5 ovos, raramente de 1 a 7. O período de incubação dura de 29-30 dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, encontrando-se a voar ao fim de 2 mêses.
A cegonha branca em Portugal
É sobretudo uma espécie de ocorrência estival em Portugal, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul. As aves estivais começam a regressar de África em finais de Novembro e começam a partir em meados de Julho. As Cegonhas brancas podem considerar-se relativamente comuns em Portugal. No entanto, nem sempre foi assim. Até meados dos anos 80 a espécie passou por um período durante o qual a sua população diminuiu bastante. Actualmente pode dizer-se que estamos a assistir a uma fase de recuperação. Em 1994, a população Portuguesa foi estimada em 3302 casais a maior parte dos quais localizados na metade sul do país. Como já foi referido, um número aparentemente crescente de indivíduos passa o Inverno em Portugal. Para além das aves locais, a população invernante inclui também aves procedentes do resto da Europa. De acordo com informação obtida em 1997, a população invernante é composta por cerca de 1700 aves que se distribuem sobretudo pelos distritos de Faro e de Setúbal.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário