![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbn7uvPwrojUVgFSe6jObRd_6YR-p8VyYwlY8w5Nol4FhX0TeYyz4BcfD-dABznj62DIrOe2sLEZkXViN9OLdrGjTdZNZq67YtICsV1UTc1uCIVuY6tb7LXin_60vHguQWKQi_xl8N0rLq/s800/IMG_0241.jpg)
2008
A rola-turca ou rola-da-índia (Streptopelia decaocto) é uma das grandes colonizadoras do mundo das aves. A sua distribuição original restringia-se a regiões temperadas desde o sudeste da Europa até ao Japão. No entanto, no século XX, esta ave expandiu a sua distribuição ao longo da Europa. Chega a reproduzir-se em regiões como a Escandinávia e a norte do Círculo Polar Ártico. Terá chegado à península ibérica apenas em 1960 e a Portugal em 1974[1]. De então para cá tem vindo a expandir-se e a multiplicar-se muito rapidamente.
Comprimento 30-32 cm. Dorso castanho amarelado, cinzento rosado no ventre, liso. Colar preto com rebordo superior branco na metade traseira do pescoço. Asas com rémiges mais escuras. A face inferior da cauda, visível em voo, tem base preta e extremidade grande branca.
Encontra-se em cidades, jardins, no campo, em florestas. Tem um canto característico: tu-tuuu-tu repetido.
Faz o ninho numa plataforma de raminhos, em árvores. Faz até 5 posturas por ano, pondo 2 ovos que demoram 13 dias a eclodir. Os filhotes começam a comer sozinhos a partir das 3 semanas de vida.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário